quinta-feira, 21 de julho de 2016

Como juntos podemos pleitear um novo desenvolvimento social, político e econômico?

Estou lendo Edgar Morin em Rumo ao Abismo?
Ele traz um contraponto que precisa ser cotejado junto com conceitos da ONU de desenvolvimento sustentável, propostos em 1972.
"Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades dos seres humanos da atualidade, sem comprometer a capacidade do planeta para atender as futuras gerações".
Mas quem são estes seres humanos que precisam ter hoje suas necessidades supridas, bem como suas gerações futuras? Me parece, pelo que estou lendo, que são as populações reconhecidas e que hegemônicamente detém o poder, bem como seus descendentes.
O filósofo Heidegger afirma que a origem do que hoje acontece está no futuro, ou seja as populações excluídas têm a percepção do que as aguardam no futuro e que não há desenvolvimento possível para elas, nem hoje, nem no futuro.
Precisamos atender ao apelo filosófico de Heidegger, precisamos repensar a vida no planeta, precisamos de um novo desenvolvimento. Não precisamos de desenvolvimento sustentável, nos moldes do Capitalismo do Ocidente.
Chega de exclusão!
É preciso ler, cotejar conceitos, sem ideologias pré-concebidas. É preciso identificar uma Teoria do Conhecimento em torno deste tema, é preciso perceber os aspectos federativos contidos nos cacos do caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário