As pessoas aprendem a ser democratas na vida em grupo e na
luta política conjunta, por este motivo, viver uma Democracia representativa - de fato - requer tempo, participação conjunta e aprendizado. Ninguém, ao
iniciar-se nesta escola democrática inicia-se imediatamente na ética do meio termo de
Aristóteles. Pelo contrário todo início é difícil, porque o conhecimento tácito
existente sobre o assunto não é facilmente transferível, pois a convivência, que
propicia que o conhecimento democrático seja transferido, muitas vezes não acontece.
Ninguém se inicia na luta
democrática através da ética de meio termo aristotélica. Quando as
instituições políticas não mais atendem à maioria do povo e o povo não tem
modelos de aprendizado, desenvolve-se um gradiente extremista: que apresenta de um lado os
apáticos, os desanimados (que significa sem alma), acomodados e do outro, os vândalos. Em
meio aos dois a violência!
Luis Althusser fala em AIE -
Aparelhos Ideológicos do Estado , que são as instituições que hoje, especialmente, estão desgastadas e não atendem
mais aos anseios conjuntos do povo brasileiro. A própria educação, por força do
Mercado, acaba por transmitir de forma engessada os valores, idéias, crenças,
comportamentos vinculados aos interesses da classe dominante. Isto, em
detrimento da transmissão dos conteúdos dos saberes construídos e
sistematizados historicamente. A educação não tem conseguido ir além do
Mercado.
A esfinge está no meio desta
estrada que leva à Democracia e não se sabe a pergunta que ela traz e nem a
resposta. Tudo está sendo tecido e a apatia e o vandalismo são maus
conselheiros. No entanto só se aprende a Ética do meio termo na luta política
diária e conjunta contra as injustiças, porque a ética do meio termo nao é uma sanção.
A Dialética da Democracia no século XXI se representa numa avalanche de transformações. Tese, antítese e síntese se desmancham no ar.
A Dialética da Democracia no século XXI se representa numa avalanche de transformações. Tese, antítese e síntese se desmancham no ar.
TE MEGALA PANTA
EPISPHALE - “Tudo que é grande precipita-se numa avalanche de transformações”.
(Platão, apud Carneiro Leão, Filosofia Contemporânea, 2013).
A aprendizagem da ética
do meio termo exige tolerância aos desvios iniciais. É possível desenvolver a
tolerância e a paciência e aprender a
ética do meio termo em meio a esta avalanche de transformações ?
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