quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Democracia e a Ética do meio termo de Aristóteles

As pessoas aprendem a ser democratas na vida em grupo e na luta política conjunta, por este motivo, viver uma Democracia representativa - de fato - requer tempo, participação conjunta e aprendizado. Ninguém, ao iniciar-se nesta escola democrática inicia-se imediatamente  na ética do meio termo de Aristóteles. Pelo contrário todo início é difícil, porque o conhecimento tácito existente sobre o assunto não é facilmente transferível, pois a convivência, que propicia que o conhecimento democrático seja transferido, muitas vezes não acontece.
Ninguém se inicia na luta democrática através da ética de meio termo aristotélica. Quando as instituições políticas não mais atendem à maioria do povo e o povo não tem modelos de aprendizado, desenvolve-se um gradiente extremista: que apresenta de um lado os apáticos, os desanimados (que significa sem alma), acomodados e do outro, os vândalos. Em meio aos dois a violência!
Luis Althusser fala em AIE - Aparelhos Ideológicos do Estado , que são as instituições que hoje, especialmente, estão desgastadas e  não atendem mais aos anseios conjuntos do povo brasileiro. A própria educação, por força do Mercado, acaba por transmitir de forma engessada os valores, idéias, crenças, comportamentos vinculados aos interesses da classe dominante. Isto, em detrimento da transmissão dos conteúdos dos saberes construídos e sistematizados historicamente. A educação não tem conseguido ir além do Mercado.
A esfinge está no meio desta estrada que leva à Democracia e não se sabe a pergunta que ela traz e nem a resposta.  Tudo está sendo tecido e a apatia e o vandalismo são maus conselheiros. No entanto só se aprende a Ética do meio termo na luta política diária e conjunta contra as injustiças, porque a ética do meio termo nao é uma sanção.

A Dialética da Democracia no século XXI se representa numa avalanche de transformações. Tese, antítese e síntese se desmancham no ar.

TE MEGALA PANTA EPISPHALE - “Tudo que é grande precipita-se numa avalanche de transformações”. (Platão, apud Carneiro Leão, Filosofia Contemporânea, 2013). 

A aprendizagem da ética do meio termo exige tolerância aos desvios iniciais. É possível desenvolver a tolerância e a paciência e aprender  a ética do meio termo em meio a esta  avalanche de transformações ?




.