sábado, 22 de fevereiro de 2014

Continuando a falar de Solidariedade Orgânica e Solidariedade Mecânica

Durkheim criou os conceitos  de Solidariedade Orgânica e Solidariedade Mecânica e este é um assunto delicado, que remete à Ética na atual cultura de mercado capitalista, que adota uma ética instrumental, que é a fundada no lucro. A Ética do bem comum passa longe da cultura de mercado.
Neste contexto de cultura de mercado capitalista surge o conceito de stakeholder - ou seja os colaboradores, partes interessadas - que são fornecedores, terceiros, clientes, funcionários. Na verdade todos estamos envolvidos nesta divisão do trabalho que permeia o mundo. A cultura da solidariedade orgânica envolve o globo terrestre, na divisão do trabalho que se representa no Mercado.
Os operários da Foxconn - parceira da Apple em vários países do mundo, em sua cadeia produtiva de I-Pod's, são stakeholder da Apple também. Mas A ética fundada no lucro não enxerga todos os colaboradores na cadeia produtiva, nesta extensa divisão do trabalho. E os operários da fábrica chinesa da Foxconn são movidos a trabalho escravo e vários se suicidaram. Neste mundo capitalista, onde Apple e Foxconn são parceiras, organicamente todos estamos envolvidos como clientes no Mercado. E  como sociedade em geral, não se pode dizer: "Eu não tenho nada a ver com isto". pois, na verdade, não há o retorno à solidariedade mecânica. 
Na cultura capitalista, a cada lançamento da Apple os clientes fazem fila nas portas dos shoppings, das lojas. Todos estamos envolvidos e somos vítimas ou cúmplices. Só uma reforma mental universalizada pode nos guiar a novas fronteiras de uma economia ecológica.