domingo, 20 de setembro de 2015

A redução da maioridade penal


Há muitos anos que se diz que se empregam jovens e crianças na prática de ilícitos, porque, se apreendidas, a lei determima que elas não sejam tratadas como adultos, e como consequência desta leniência da lei, o crime as contrata e elas aceitam participar dos expedientes criminosos.
No entanto, existem dois erros nesta análise do senso comum, que graça sem rodeios na sociedade.
1o. A afirmação significa que os criminosos protegem o adulto jovem, não o empregando, preferindo crianças e adolescentes pois a lei não os criminaliza. Criminosos com consciência? Sabemos que isto é uma aporia socrática.
2o. A verdade é que o crime escolhe e emprega uma mão de obra mais barata, independente de qualquer coisa. Economia!!!!
E o leilão continua a preço baixo, a carne é de quem chegar primeiro. Se o Estado ou a Sociedade Civil chegarem primeiro, a educação vence o jogo. Se o tráfico de droga chegar primeiro, ele leva a carne privada, conceito criado pela assistente social Liza Kiara, ou seja carne transportada em um navio negreiro pós -moderno, a preço baixo. Economia de Mercado.
E é por este motivo que considero que o índice de criminalidade infantil e juvenil não vai diminuir, com novas leis de redução da idade penal. O mercado vai continuar existindo a preço baixo. 
O resultado é que o Estado vai vigiar e punir nas lacunas da anticonvivência e descaso social .O navio negreiro vai seguir com a carne privada a baixo custo. A diferença é que o Estado está saindo do leilão e há - neste assunto - um encolhimento da sociedade civil.

http://marianareina.jusbrasil.com.br/artigos/151861477/a-terceirizacao-do-sistema-prisional-no-brasil

Profecia Autorrealizadora

Esta semana um menino foi preso nos Estados Unidos, no Texas porque seus professores acharam que ele portava uma bomba. Mas no entanto era um relógio que ele construiu e levou para apresentar aos professores, a sua criatividade.
Em Liderança há uma Teoria chamada de "Profecia Autorrealizadora", que consiste no fato de um acontecimento tornar - se realidade, porque se espera que ele aconteça.
Jung falaria em inconsciente coletivo, num efeito circular de retro-alimentaçao.
E ao final as pessoas dizem: Eu não falei?
Esta Teoria aplica-se à Bolsa de Valores mas também aos efeitos perniciosos do medo e do preconceito e suas retro-alimentações.
É preciso muita atenção com o efeito circular do medo e do preconceito, pois acabamos por criar o mundo que tanto tememos.
Platão no Mito da caverna já alertava  que nós seres humanos construímos o mundo em que vivemos, que finda por ser povoado de sombras da inconsciência. Ou seja Platão já falava que distorcemos o mundo em que vivemos e depois passamos a viver nele, temendo as sombras que projetamos. 
Enfim não somos sujeitos na cultura, somos sujeitados por ela. É preciso olhar com outros olhos a vida, os nossos e os olhos dos outros, para ampliarmos o foco da visão e enxergarmos mais longe e melhor. 
Nossa visão é parcial. Para vermos melhor precisamos do acréscimo da visão do outro.