A experiência individual (Erlebnis) que se representa na mídia social mostra o artesanato na arte da construção da experiência coletiva (Erfahrung). e o surgimento de uma nova narrativa - vida conjunta que se tece numa história comum a muitos.
Walter Benjamin conceitua narrativa como um relato comum ao narrador e ao ouvinte, uma comunidade de vida e palavra, que segundo Benjamin destruiu-se com o Capitalismo, causando a perda da experiência coletiva.
Esta comunidade entre vida e palavra funda-se na atividade artesanal. Quando esse fluxo da narrativa coletiva, da vivência conjunta se esgota, quando cada um constrói a informação de forma isolada, olhando para a sua própria experiência, restringido à sua própria bagagem, "o indivíduo isolado e desorientado encontra o seu duplo no herói solitário do romance".
Walter Benjamin estabelece um laço importante entre o fracasso da Erfahrung (experiência coletiva), e o fim da arte de narrar - que defino como o artesanato da informação, o que envolve laços entre o indivíduo e sua comunidade.
Benjamin destaca o jornal como hoje ocupando este espaço informacional, em detrimento da construção da informação pelo individuo. No entanto, a partir da arte da aprendizagem conjunta entre indivíduos e a comunidade que os acolhe - o artesanato informacional como "uma semente, carrega suas forças germinativas" e faz surgir com o tempo, "uma nova organização social comunitária".
A mídia social como espaço público se define também como um local para tecer a informação de forma coletiva, evidenciando a possibilidade da construção artesanal da informação, levando progressivamente à construção de novas narrativas - vida e palavra - que enlaçam distintas Erlebnis (experiências individuais) e progressivamente destacam a Erfahrung (experiência coletiva) de Walter Benjamin.
A Filosofia é um modo de pensar, e ao final se manifesta em um modo de existir. É uma forma de se colocar diante da realidade, diante dos problemas. A Filosofia questiona, indaga e não se acomoda diante das verdades absolutas. A Ética sendo uma parte da Filosofia se ocupa com a reflexão sobre os princípios que regem a vida moral da sociedade.
sábado, 22 de junho de 2013
terça-feira, 18 de junho de 2013
O espaço público na Rede Social: Uma nova ordem ética e política
O espaço público na Rede Social
é um modelo de tecnologia-informação-comunicação, criado na interação social
entre indivíduos e dinamizado na conexão entre computadores, onde a as pessoas
constróem a informação, de forma participativa, ampliando experiências,
idéias. Não há uma cepa predadora na Rede, não
há uma liderança, pois a rede não tem um centro.
Esta conexão entre pessoas, como um serviço público, propicia o diálogo, e estimula a busca participativa de uma solução particular para um problema. Está em curso uma nova ordem ética e política que destaca todo indivíduo, como um nó na Rede, conectando-se com outras pessoas, numa comunicação computador a computador, empreendendo um novo processo ético, que considera a história de cada um, e os insere no campo da linguagem.
“A linguagem da
qual se trata aqui, repitamos, não é o objeto que os lingüistas estudam, nem
algum veículo neutro próprio para transmitir as mensagens
eficazmente. Uma linguagem é a condição de possibilidade de um mundo,
desdobra o campo de significado donde surgem os eventos, estende a grande placa
imaginária sobre a qual os fatos se desenrolam e encadeiam.
"Notem
vocês que se eu tivesse dito: a linguagem é nosso instrumento de comunicação,
teria colocado a linguagem no corpo, como instrumento através do qual
manejamos símbolos na comunicação. Reconheço também que a linguagem não se dá
no corpo, mas sim no fluir em coordenações consensuais de conduta” (Maturana).
A linguagem que permeia a democracia representativa está no corpo,
mas a que representa o anseio por uma democracia participativa está no fluir da
linguagem que interliga ponto a ponto as pessoas, de forma ubíqua. Há,
como na vida, um sentido teleológico na Rede, que de ponto a ponto incorpora
novas variáveis, novas idéias, novas concepções de vida, fazendo surgir a
linguagem resultante da idéia coletiva, e que se auto-coordena de forma
consensual. Há na Rede social uma auto-gestão que evidencia cada nó e que
merece ser estudada cientificamente, pois não há um líder, uma vez que a
liderança, de forma ubíqua, está na Rede.
Que partido está habilitado para esta representação? Que gestores?
A coisa pública está em jogo. Há a exigência de uma nova ética e política no
governo das coisas.
MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Minas Gerais :
Editora UFMG, 1998. 98 p (coleção Humanitas).
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Aristóteles, Platão e Hegel - O exercício das funções públicas
De acordo com Platão e Aristóteles (em torno do
século IV a.C.), o ideal de política deveria partir de um modelo de governante
ideal para o exercício de suas funções públicas, uma política prescritiva por
indicar caminhos para distinguir entre o bom governo e a política
corrompida.
Decorre daí uma estreita ligação entre Ética e Política.
No entanto...a ordem democrática grega foi destruída na Guerra do Peloponeso, e Atenas foi derrotada.
As vaias recebidas antes do jogo pela Presidenta Dilma nada mais são que consequência de todo um processo anterior, cuja tendência já deixava antever as consequências."Não é no seu fim que a coisa se esgota, mas em sua execução. O resultado nu é o cadáver que a tendência deixou atrás de si." (Hegel)
Realmente as vaias são um signo que representam a gota d'água. As vaias são um resultado - um cadáver - que a tendência deixa atrás de si.
A tendência pode ser prevista e contida? Como todo processo histórico depende de variáveis que não são isoladas, pelo contrário, se interpenetram e criam novas variáveis, formando "um construto cognitivo" difícil de medir a trajetória!
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