quinta-feira, 19 de maio de 2016

O conceito de banalidade do mal em Hannah Arendt

"A humanidade e a competência do ser humano no trabalho devem sempre ser tratados como um objetivo a ser progressivamente alcançado, nunca um simples meio no alcance de resultados " . (parafraseando Immanuel Kant)


O nazismo não foi obra de um louco ou de um psicopata, segundo Hannah Arendt o nazismo foi obra de uma sociedade que banalizou o mal. Ela afirmava que o Estado nazi — não tinha nada de “demoníaco”, e nem de “psicopatológico”, mas era produto ou consequência do “consentimento” dado por homens e mulheres completamente “normais. Eu afirmo que dizer que Hitler e os nazistas são loucos é banalizar o mal.

"Na visão de Hannah Arendt (...) Eichmann era “uma pessoa completamente normal” (sic), no seguimento da ideia segundo a qual o Estado nazi — segundo Arendt — não ter nada de “demoníaco”, e nem ser, pior ainda, “psicopatológico”, mas, em vez disso, ser apenas — segundo Arendt — o produto ou consequência do “consentimento” dado por homens e mulheres completamente “normais, tal como  Eichmann”.(Em Hannah Arendt e o seu conceito de banalidade do mal.
Para Hannah Arendt,  qualquer pessoa que se recuse a assumir a responsabilidade coletiva pelo mundo não deveria ter crianças e é preciso proibi-la de tomar parte na educação".

Peter Berger, um sociólogo judeu estudou "a sociedade no homem " mostrando o que ele chamou de processo de criação de marionetes e também sublinhando que esta restrição educativa pode ser vencida pela crítica. Ou seja a sociedade aprisiona, mas o indivíduo pode se libertar e ganhar autonomia, através da crítica, num processo individual de interiorização, percepção e crítica.

O sociólogo francês Emile Durkheim falou algo semelhante quando descreveu os processos culturais como fatos sociais e conceituou que, em sociedade, estes fatos são como pedra sobre as pessoas, e através de uma educação confinada formam-se reprodutores ideológicos, marionetes de uma crença. Estes indivíduos assim forjados não são bons nem maus, são marionetes, robôs a serviço de uma ideologia.

Paulo Freire chamava de educação bancária a voltada para criar reprodutores sociais, capados de pensamento critico.

domingo, 15 de maio de 2016

O significado de Teleologia

Para mim, o significado de Teleologia em versos, poderia ser este. É a História sendo construida a muitas mãos.
Ninguém tem culpa
daquilo que não fomos.
Não ouve erros.
Nem cálculos falhados.
Sobre a estipe de papel;
Apenas não somos os calculistas.
Porem os calculados.
Não somos os desenhistas.
Mas os desenhados.
E muito menos escrevemos versos.
E sim somos escritos.
.....
Autor: (Paulo Bonfim)
Fernando Pessoa explica: Eu sou uma tela em branco e oculta mão colora a vida em mim".

Sobre o Conceito de História (Walter Benjamin):

Precisamos de um pouco ou muito de Filosofia, hoje e sempre. E a Filosofia nunca traz paz ao coração, traz indagações, que não cessam; traz desassossego que acelera o coração; traz a dúvida que nos torna menos dogmáticos.
Sobre o Conceito de História (Walter Benjamin):
"O anjo da história, o seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. 

Essa tempestade é o que chamamos progresso".



Dez Erros do líder, ou seja, tudo o que um líder não deve fazer:


1. Não compartilhar o poder
2. Não dar autonomia à equipe
3. Não ouvir
4. Não dialogar
5. Não transmitir confiança
6. Não se desculpar
7. Não perdoar
8. Diante dos erros cometidos não rever as suas posições
9. Não avaliar as consequências dos atos praticados
10. Não aceitar críticas e como consequência não assumir na integralidade que errou e assim, não mudar sua forma de ser, pensar e fazer