domingo, 30 de março de 2014

A Ética não pode ser flexível - mas precisa ser transgressora

A Ética não pode ser flexível, porque ela é um modelo mental, um modelo de pensamento. Ela representa o paradigma de idéias que envolve o bem comum.

Diferentemente deste postulado, pode-se afirmar qua a Ética é trangressora e é por ser assim que  a moral da sociedade evolui.

Por exemplo na sociedade escravista - que tinha como bem comum o escravo -  insurgiram-se novas idéias em relação ao bem comum, deslocando-se o eixo do bem para a liberdade.

A transgressão ética simboliza o avanço do pensamento em direção a novas marcas morais. Se a ética for flexível, não se tem avanço do pensamento, das idéias, porque acaba-se aceitando tudo como sendo normal e instaura-se a normose, uma infecção social, que se alastra do tipo ´todo mundo faz, eu também vou fazer igual´.

Mas o indivíduo  ético tem por obrigação transgredir e criar novos campos de reflexão, quando perceber que as práticas da moral vigente  não atendem mais ao conjunto da sociedade.

.Não se pode ser flexível diante de práticas e condutas que não correspondem aos anseios de humanização mais profundos da vida em comum.