Bom...Sócrates estimulava os seus alunos a pensarem e ensinava através do diálogo que se estabelecia entre todos, a importância do conceito ao racionalizarmos a vida. Ou seja se as bases do pensamento são frágeis, nossa forma de ver o mundo deve ser questionada.
Ou seja, Sócrates ensinava a pensar, dialogar e socializar o conhecimento individual, ensinava a conceituar, e a partir dos novos conceitos estimulava os alunos a fazerem uma revisão do seu quadro mental e por fim, com seu método - a maiêutica ( que significa parto) - levava a todos a operacionalizarem a vida de um jeito diferente.
Platão que escreveu "A República" dizia que no plano ético, o homem bom é o bom cidadão. Ou seja é o que tem seu pertencimento na cidade.
Epicuro, afirmava que no plano ético o ser humano deve seguir alguns princípios, dentre eles ter "uma vida bem analisada". Este princípio de Epicuro complementa a maiêutica de Sócrates.
Anaxágoras de Clazômenas foi um filósofo pré-socrático, que fundou a primeira escola filosófica de Atenas e contribuiu para a expansão do pensamento filosófico e científico.
Por outro lado, Aristóteles em sua Ética a Nicômaco, ensinava a importância de um viver ético ao seu filho, Nicômaco. É bom lembrar que a família é o embrião do Estado e a ética em família é a protoforma da ética em sociedade.
Por estes motivos, estes filósofos se complementam.
Criei o anagrama PENSAR usando letras dos nomes destes filósofos, como emblema ético no século XXI.
- Vivência conjunta com cidadania (Platão);
- Uma vida bem analisada (Epicuro);
- Expansão progressiva do pensamento (ANaxágoras)
- Reflexão e análise sobre a forma própria de pensar (Sócrates);
- Étca como virtude, com o sentido da excelência de cada ação, de fazer bem feito, cada pequeno ato conta. (ARistóteles).