sábado, 1 de dezembro de 2012

Consciência Coletiva - Consciência humana


"O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece." (Morgan Freeman)

Penso que o Neo Liberalismo estimula o desenvolvimento de visões separatistas - os Direitos Individuais isolados: Consciência judáica; consciência gay; Consciência cristã; Consciência feminina; Consciência negra. Interessa ao Liberalismo que não exista unidade. Interessa que a causa comum fracasse imperceptivelmente. Morgan Freeman já percebeu, porque é um homem inteligente que percebe a importância de se ter uma visão de conjunto do povo pobre, humilhado, que está cada vez mais sem voz, porque não tem nenhuma bandeira, a não ser a do operário sem direito a emblemas.

Na terra somos mais de 6 bilhões de pessoas e excluidos são em torno de 3,5 bilhões, de todas as cores, credos e gêneros. Só uma consciência unificada pode fazer que sejamos irmãos numa causa comum. Mas isto não interessa ao neo Liberalismo que quer dividir para reinar.

Mas tudo isto é Cultura, é linguagem, é a forma como o povo  "percebe" socio-políticamente o quadro conceitual. Nietzche já dizia que Cultura é uma teia que só apanha, o que se deixa apanhar, e eu afirmo que cada um colhe em função do seu próprio nível de percepção.

Violência nas escolas e relação professor aluno

Assisti ontem um debate incrível com um professor da UNB e uma professora da UNESCO, sobre uma Pedagogia para a Democracia. Passo o link Imperdível! 

http://globotv.globo.com/globo-news/globo-news-alexandre-garcia/v/convidados-debatem-violencia-nas-escolas-e-relacao-entre-professor-e-aluno/2266840/

O aspectos federativos do Brasil - um eterno devir

O Brasil é uma República Federativa e a beleza de uma Federação é a unidade na diversidade. Ulisses Guimarães dizia que este conceito no Brasil ainda é um devir (vir a ser) pois não se compreende que no aspecto federativo existam estados e municípios tão ricos, enquanto outros continuem tão pobres.
Digo isto devido à questão dos royalties. Não tivemos pleno acesso aos estudos temáticos que embasaram a legislação e nos soltam em meio a discussões inócuas, aprovações, vetos e passeatas.

É muito triste ver o povo ser arrastado a opiniões que não sejam construídas a partir de seu próprio conhecimento, mas fazer o povo brasileiro de massa de manobra é um hábito daqueles que ocupam posições na Política. Enquanto isso - já dizia o filósofo Tucídides - a causa comum fracassa imperceptivelmente.

domingo, 25 de novembro de 2012

CORA CORALINA - ENSINAR E APRENDER

Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas, 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás. Só em 1965, aos 75 anos, ela conseguiu realizar o sonho de publicar o primeiro livro.

#CoraCoralina

Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. 

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.