Há uma discussão atualmente sobre a escola sem partido ou sem ideologia.
Na minha visão de professora, ao aluno deve ser dada a possibilidade de ler vários autores dentro de um tema. Por exemplo ler Marx, Heidegger, Bauman, Freire, Edgar Morin, Touraine, Engels, Sennett, Levy.
O aluno deve aprender a debater idéias diferentes e aprender a se comportar democratimente no debate. Na sociabilidade surge a mente crítica e a democracia, por este motivo a plualidade de idéias deve ser o pano de fundo do aprendizado acadêmico. A escola laica, é a que prepara para o exercício da cidadania,para a pluralidade político ideológica e para o surgimento de um Estado laico.
O professor não deve levar sua ideologia para a escola e trabalhar a tudo através do seu viés pessoal. o professor deve construir com os alunos uma Teoria do Conhecimento que permita ao aluno sair da sujeição e da reprodução maniqueísta que o afasta do exercício de uma mente crítica..
Cabe - nos levar o aluno a pensar. Estimulá-lo a ler vários autores. E conduzir os debates, guiando-os através de suas leituras. O problema é que as vezes, desculpem - me, o professor desconhece a rica bibliografia sobre um assunto. Não sabe conduzir debates e se perde.
Escola sem ideologia significa escola que ensina a pensar e orienta para alem dos antigos marcos ideológicos pessoais.
Um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é o Pluralismo Político, que simboliza a nossa diversidade político ideológica. O artigo da Constituição Federal nos garante esta pluralidade ideológica, fundamento de um Estado laico. Temos hoje 35 partidos registrados na Justiiça Eleitoral, representando as ideologias que convivem em solo brasileiro. Talvez esta configuração possa ser um exagero.
Por este motivo, o professor não precisa reduzir a aula a sua própria ideologia, mas deve enriquecer a discussão sobre os assuntos, apresentando as principais versões, teorias, opiniões, ideologias e perspectivas sobre o assunto.
O Estado laico começa na escola com o professor atento a formação de uma mente crítica.
Como afirma a professora de Teatro Beatriz Nogueira Junqueira "não se deve dar o peixe, mas ensinar o aluno a pescar"
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