sábado, 30 de agosto de 2014

Ética e Responsabilidade Social são ingredientes fundamentais para um mundo sustentável



A Companhia Siderúrgica Nacional vendeu um terreno contaminado para os funcionários , foi condenada a pagar indenizações, mas recorreu da sentença. Isto significa que não faz gestão de seus resíduos. O INEA – Instituto Estadual de Meio Ambiente analisou amostras de sangue dos moradores da Vila que foi construída no terreno e  quase todos estão contaminados com  elementos químicos.
É mais um caso que se soma à dívida com as questões socioambientais. Não é possível aceitar mais este tipo de gestão tão descomprometida com valores éticos e legais. O descarte  e a gestão de resíduos é obrigação da empresa. Mas o problema é que a gestão não é unificada, passa por diversos órgãos de uma empresa e a burocracia, a falta de instrumentos eficientes de comunicação, mais a falta de preparo dos gestores, leva ao caos um empresa que foi privatizada, com o emblema de que seria muito melhor administrada.
Tudo isto ao final remete ao descompasso entre os agentes na execução de um projeto de sustentabilidade para a  empresa  e em decorrência, para o Brasil.
Sustentabilidade possui três pilares: Estado, empresas e sociedade civil  e significa:
1. O Estado combatendo a pobreza e os conflitos sociais; 
2. As empresas formando a mão de obra local, tornando suas relações trabalhistas éticas e legalizadas, implementando tecnologias de reutilização e economia  de recursos; fazendo gestão de seus resíduos, acompanhando e formando seus stakholders e também financiando juntamente com órgãos do Estado o desenvolvimento de novos materiais, novos métodos ;
3. A sociedade civil mudando sua forma de consumo para um consumo consciente, ao invés de um consumo alienado.
Necessitamos de uma nova postura consciencial. 
Ética e Responsabilidade Social são ingredientes fundamentais para um mundo sustentável e todo este assunto é sério demais, pois nossa sobrevivência no planeta está em jogo . O projeto tem que integrar Sociedade civil, Empresas, Estado e mais todo o novo mundo por trás das tecnologias multimídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário