terça-feira, 24 de setembro de 2013

As Uma visão das propriedades da mente - Um estudo sobre liderança e o ser humano

A força criativa é a 1ª. propriedade da mente humana, que é social por natureza. Isto significa que precisamos do outro para aprender. Precisamos do grupo para sermos nós mesmos. Nosso individualismo passa por conexões comunitárias.
A 2ª. propriedade da mente humana é a construção da informação, que se dá de forma conjunta e participativa. A informação é criada pelo ser humano no interior de sua própria mente, a partir da bagagem que possui. Por este  motivo podemos dizer que não se passa informação,  passam-se mensagens e o sujeito cria a informação em sua mente, lendo a mensagem, a partir de sua bagagem. Usando uma metáfora podemos dizer que a bagagem é criada pelo indivíduo, no dia a dia, mas a mochila que  usa foi construída pela comunidade, pelo grupo e incorporada por ele através da linguagem, da imitação, da convivência, da experiência conjunta, do diálogo, da participação conjunta.
A 3ª. propriedade da mente humana é a socialização da informação, querendo afirmar com isso que o ciclo de aprendizado da mente se inicia  a partir da imersão do sujeito em debates, diálogos, troca de idéias e finda com a pessoa operacionalizando a vida de forma diferente, porque aprendeu uma nova forma de fazer. Está correto o mito de Hércules que afirma que as maçãs douradas estão nas mãos do outro.
Nesta viagem em direção a si mesmo, cada indivíduo constrói de forma conjunta o conhecimento e vai tecendo com novos fios a sua mochila, renovando o bornal de viagem, porque aprende também novos valores, novos conceitos, novas atitudes, novas visões de mundo, uma nova forma de pensar.

A 4ª. propriedade da mente tem a ver com mimese, ou seja, a capacidade que a mente possui de ser um campo onde idéias e conceitos se debatem até que algo novo substitua as antigas posturas. Nossa mente é povoada de memes que segundo  Richard Dawkins são para a cultura o que o DNA é para a Biologia. Qualquer  idéia ou conceito pode ser transmitida de um indivíduo para outro através da comunicação escrita (conhecimento explícito) ou através da convivência, das interações que fazemos com o grupo, da comunicação oral, do contato direto com as pessoas (conhecimento tácito). A vida conjunta, a convivência, a vizinhança, o trabalho reforçam os laços de aprendizagem . As propriedades da mente são também propriedades da informação, podem ser reconhecidas como propriedades do grupo. No entanto esta riqueza pode ser perdida se o líder e seu grupo não perceberem o pote de ouro no final do arco-íris, que simboliza uma nova aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário