A nova sociedade individualizada é
um fenômeno global, que surge localizado, a partir do deslocamento do eixo para
um novo paradigma cultural, a partir do qual homens e mulheres constroem
conhecimento no qual a matéria prima para gerar riquezas, é o indivíduo, o
local, a vizinhança, as relações próximas.
Quando
Deus perguntou a Caim onde estava Abel, Caim replicou, zngado, com outra
pergunta: “Sou por acaso o guardião de meu irmão?”. O maior filósofo ético do
nosso século, Emmanuel Levinas, comentou que dessa pergunta zangada de Caim,
começou toda a imoralidade. É claro que sou o guardião do meu irmão; e sou e
permaneço uma pessoa moral enquanto não pergunto para uma razão especial para
sê-lo.Quer eu admita, quer não, sou o guardião do meu irmão, porque o bem-estar
do meu irmão depende do que eu faço ou do que eu me abstenho de fazer. E sou
uma pessoa moral porque reconheço esta dependência e aceito esta
responsabilidade que ela implica. No momento em que questionao esta
dependência, e, peço comofez Caim, que medêem razões para que eu me preocupe,
renuncio à minha responsabilidade e deixo de ser um ser moral. A dependência de
meu irmão é que me faz um ser ético. A dependência e a ética estão juntas, e
juntas elas caem (BAUMAN, Sociedade Individualizada, 2008).
Como superar este momento e não entrar em pânico, já que
está em risco o próprio enfraquecimento do ser, alijado de uma história
coletiva?
Resta às pessoas, aos grupos e comunidades voltarem-se
sobre si mesmas e buscarem encontrar suas próprias soluções, re-inventarem
vidas, protagonizarem histórias, dando um novo sentido às experiências
individuais e coletivas - as Erlebnis e Erfahrung de Walter Benjamin (2008) .
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