sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mente ou espírito e cérebro - Uma paráfrase a Edgard Morin

O que é o espírito ou mente?  Como se relaciona com o cérebro? Somos um conjunto de neurônios, processos elétricos e idéias e este conjunto nos permite pensar, conhecer, aprender, entender, abstrair.

O cérebro cria a mente e a mente concebe o cérebro e juntos, sem se conhecerem, concebem a cultura, a moral e a ética.

A neurociência estuda o cérebro; a psicologia estuda a mente. A filosofia estuda a ética. Os conhecimentos estão separados.  No entanto há unidade no cérebro humano.

Estamos numa aventura desconhecida; uma aventura cósmica. Estamos em um jogo e precisamos juntos coordenar os próximos lances, para que possamos fazer valer nosso papel no jogo. Quem está na direção do carro, o cérebro (enzimas, feixes elétricos) ou a mente (espírito)? Ou os dois atuam juntos, mesmo sem se conhecerem?

Para dar unicidade aos nossos lances,  precisamos de uma ética que não seja individualista, insular, mas que reconheça o outro e suas necessidades. Precisamos nós mesmos de nos reconhecer em nossas lacunas espirituais.

Somos matéria (poeira de estrelas) e espírito e toda esta grandeza é desconhecida para cada um de nós e de pouco vale esmiuçar o cérebro à procura do espírito, pois tal como a galinha dos ovos de ouro, precisamos da matéria viva e em interação fenomenológica para ter acesso a mais alta espiritualidade em nós  mesmos e a nossa volta .

Ao lado das ciências que vem buscando aprofundar o conhecimento do cérebro e o conhecimento da mente ou espírito, é urgente pelo senso comum, criarmos um espaço neutro interior para poderemos coexistir mutuamente com toda esta complexidade. Através de nossas idéias e práticas, iremos, progressivamente  refazer o caminho já trilhado e  seguir adiante,  num percurso onde as novas oportunidades chegam como resultado do que plantamos ou se manifestam como decorrência do misterioso re-trabalho espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário