segunda-feira, 7 de julho de 2014

O que podemos aprender com Karl Popper - para sermos melhores seres humanos em tudo o que fazemos?

Karl Popper nasceu em 1902, na Áustria.

O que podemos aprender com este filósofo nos dias de hoje? A Teoria de Popper diz que devemos observar, teorizar e considerar que nenhuma "verdade" pode ser considerada absoluta ou definitiva.  E que nossas idéias podem ser consideradas válidas, até serem provadas falsas por outras observações sobre o mesmo tema.

Precisamos hoje deste filtro popperiano. Refutar, falsear as teorias é o que se precisa hoje, ou seja uma forma de viver que suporte questionamentos, que teorize sobre as questões,  sobre as observações,  que nos ajude a ser um pouco mais céticos e a colocar em cheque crenças, teorias, verdades, mas com simplicidade, com humildade, pois novos paradigmas podem surgir. 

Na vida não devemos aceitar nada que não possa ser refutado, que não possa ser substituído.  Salvo nos campos das religiões, signos espirituais ou mitologia.

E aí, certamente nossas idéias, nossa forma de pensar sairão de cena  para tomar o seu lugar na história da vida. Outras idéias surgirão, completando ad infinitum o processo de criação-destruição-criação. É esta dimensão  popperiana que devemos incorporar, humildemente, na nossa forma de viver. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário