quinta-feira, 9 de maio de 2013

IMMANUEL KANT E O TRIBUNAL DA RAZÃO

Kant nasceu na Alemanha (1724 - 1804) e é o maior filósofo do Iluminismo alemão. Ele nos leva a vivenciar o Tribunal da Razão. Ou seja questionar a nossa maioridade humana.

Para Kant a Filosofia deveria responder quatro perguntas:
1. O que posso saber?
2. Como devo agir?
3. O que posso esperar?
4. O que é o ser humano?

O que posso saber?
Qual o conhecimento que tenho das coisas? Devo estudar mais? Ler mais? Aprender mais? Que métodos, que heurísticas uso para aprender? Que filtros eu uso? Enfim....a Filosofia de Kant ensina a questionar-se sempre como primeira condição para viver e saber.

Como devo agir?
Aqui  o foco recai sobre as práticas da pessoa, sobre as suas ações. E desta forma as práticas do ser humano se tornam o objeto de estudo da Filosofia , explicitando o Tribunal da Razão.

O que posso esperar?
Aqui as palavras são antecipação, previsão,  percepção do contexto. Ao vivenciar filosoficamente o Tribunal da Razão o ser humano passa a se questionar sobre suas práticas, o que também é objeto da Filosofia.

O que é o ser humano?
Qual o nosso papel na família, na comunidade, em sociedade, no planeta? O que é o ser humano? 

A filosofia Kantiana ensina a instaurar um Tribunal permanente, instalado na razão, conduzindo-nos a um crescimento moral, tão necessário ao indivíduo e à sociedade, em todas as épocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário